Finalidade
O objetivo do Observatório do Audiovisual Potiguar é fornecer subsídios para a formulação de novos projetos audiovisuais, políticas públicas, pesquisas do audiovisual e suas interseções com a cultura e a comunicação regional. A iniciativa incorpora traços de um laboratório de ideias de cunho progressista que assume o compromisso de transformação da sociedade e de construção de cenários contra hegemônicos.
Para isso, é fundamental desenvolver uma política editorial sólida, que possa reverberar no reconhecimento da instituição como uma das referências na sistematização e na difusão de dados e informações sobre o setor.
Neste sentido, a seção “Análises” do Observatório do Audiovisual Potiguar se constituirá como um Boletim técnico-científico, editorado pelo EPA! – Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual, de periodicidade quadrimestral e com acesso aberto.
A característica endógena presente em editorações classificadas como superlocais como a nossa implica em significativos desafios. Para superá-los, formulamos 3 etapas de desenvolvimento editorial, a saber: 1) Experimental: fase que corresponde aos primeiros seis meses a partir do lançamento do Observatório, em que difundiremos análises mensais relacionadas aos planos de trabalho do projeto de pesquisa “Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte”; 2) Implementação: fase que corresponde a três anos em que implantaremos o Boletim técnico-científico; 3) Consolidação: que pretendemos alcançar em cinco anos com o fortalecimento do alcance e da qualificação das produções.
Eixos
As publicações se orientam nos eixos de organização do Observatório do Audiovisual Potiguar, associados ao escopo teórico da Economia Política da Comunicação, a saber: estruturação, mercantilização, espacialização e memória.
O que se publica?
Resultados de Pesquisa: publicaremos originais resultantes de processos de pesquisa internos e externos.
Resultados de pesquisa de estudantes de iniciação científica, de disciplinas e de Trabalhos de Conclusão do Curso de Comunicação Social – Audiovisual: publicaremos resultados e análises que são frutos dos processos formativos do corpo discente do Curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tais pesquisas devem estar relacionadas aos propósitos do Projeto Pedagógico do Curso, ao audiovisual no Rio Grande do Norte e serem acompanhadas pelos docentes orientadorxs.
Relatos de experiências de profissionais do audiovisual: publicaremos relatos de profissionais do audiovisual interessados em compartilhar processos criativos, reflexões sobre etapas de produção e sobre políticas privadas e públicas ancoradas em referências e análises de caráter teórico-metodológico.
Material didático: produções bibliográficas voltadas para a formação de profissionais para o audiovisual utilizada como suporte a cursos promovidos ou como apoio pedagógico.
Entrevistas: com realizadorxs, pesquisadorxs, gestorxs, críticxs e espectadorxs do audiovisual no Rio Grande do Norte.
Resenhas: análises e críticas de obras audiovisuais produzidas no Rio Grande do Norte.
Difusão e divulgação
Nossas publicações seguem a política editorial de acesso aberto. Assim, entendemos que potencializaremos a difusão do conhecimento e, portanto, sua contribuição para o desenvolvimento da região.
Princípios
A política editorial do Observatório do Audiovisual Potiguar se alicerça no rigor científico, nos valores de universalidade do ensino público, gratuito e de qualidade e na diversidade de gênero, raça, etnia, classe e região.