O Observatório do Audiovisual Potiguar é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Desenvolvido pelo EPA!, o Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual tem como propósito fornecer ao setor e à sociedade ferramentas analíticas que auxiliem o desenvolvimento econômico, social e humano da região a partir da análise de sua produção audiovisual.
A iniciativa articula os três eixos indissociáveis da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. E se comunica com seu público através de uma plataforma interativa que reúne os resultados da pesquisa “Mercado Audiovisual do Rio Grande do Norte” desenvolvida entre agosto de 2019 a junho de 2020 e renovada de agosto de 2020 a junho de 2021.
Estes resultados foram organizados em ferramentas que estão reunidas em um portal aberto estruturado em três seções, a saber: 1) Análises, onde reunimos artigos, entrevistas e resenhas que se debruçam sobre diferentes aspectos do mercado e da produção audiovisual do estado do Rio Grande do Norte; 2) CinePoty que é uma plataforma colaborativa criada pela Cinemateca Potiguar/IFRN que reúne dados sobre as produções audiovisuais potiguares com o intuito de catalogar, difundir e preservar a memória audiovisual; e 3) Mapa, ferramenta interativa, onde é possível consultar dados sobre as empresas produtoras do audiovisual no Rio Grande do Norte.
Essas ferramentas auxiliam realizadorxs, gestorxs, pesquisadorxs e espectadorxs do audiovisual fornecendo dados e análises atualizadas. Isto é, subsídios qualificados para a fundamentação de novos projetos audiovisuais, para a formulação de políticas públicas, para o desenvolvimento de novas pesquisas e também para difundir a memória e a cultura audiovisual potiguar. Assim, o Observatório prestará um serviço à sociedade ao promover diretamente o fortalecimento da cadeia produtiva e da cultura audiovisual a partir da difusão do conhecimento, da ciência e da memória da produção audiovisual do Rio Grande do Norte.